A menina que colecionava borboletas, Bruna Vieira

by - quarta-feira, agosto 31, 2016

Olá, tudo bem?

Hoje trago para vocês a resenha do livro A Menina Que Colecionava Borboletas, da autora Bruna Vieira. O livro foi lançado em 2014 pela editora Gutenberg e já é a segunda vez que o leio - especialmente para trazer uma resenha para vocês! 


Para quem não a conhece, a Bruna é de Leopoldina e tem 22 anos. Desde de 2008 ela é dona do blog Depois dos Quinze, título também do primeiro dos seus 6 livros. Desses, eu já li três: Depois dos Quinze, A Menina Que Colecionava borboletas e De Volta aos Quinze. Eu conheci a autora e o blog em 2013 e desde então sigo acompanhando, pois adoro seus vídeos, posts e livros.
 Apesar de gostar muito da autora, tenho que confessar que esse não é o meu livro favorito dela - e já conto para vocês o por quê.

A primeira crônica, "Corpão", me pareceu extremamente pessoal. Entre elas, houveram várias outras que me faziam sentir conhecendo ainda mais a autora, tornando-me amiga. Amiga íntima, daquelas que quando você chega na escola na segunda-feira é a primeira a saber das novidades. Em outras, ela era quem me lia. A garota, a autora, a personagem - éramos todas uma só.

Essas eram as crônicas que me faziam querer lê-las sem fim, eram pequenas para a vontade que eu sentia de lê-las. Outras, em compensação, pareciam nunca ter fim ou sentido.

Esse foi um dos pontos baixos da experiência. Apesar de que em livros de contos e crônicas seja comum encontrarmos textos muito bons e alguns não tão bons, eu achei que os "não tão bons" dessa obra me fizeram arrastar a leitura. Talvez seja pura questão de identificação.  


A edição é linda. Eu sou completamente apaixonada pelas capas dos livros da Bruna e, essa em especial, me fez morrer de amores desde que foi anunciada. As folhas são de ótima qualidade - daquelas amarelinhas que não doem os olhos. Além disso, a edição conta com várias ilustrações maravilhosas!

No geral, o livro ganhou três estrelinhas no skoob. A leitura se arrastou em alguns momentos porém fluiu em muitos outros e a edição, as ilustrações e os quotes são lindinhos. Outro ponto forte do livro, para mim, é a playlist no final. Eu sou apaixonada por playlists! 


Confiram alguns dos meus quotes favoritos do livro:


"Não cultive rituais de sofrimento só pra saber se ainda dói. A dor pode preencher espaços, mas cultivá-la é como construir muros em volta de si mesmo." 


"Decepções em geral nos fazem pensar sobre a maneira como levamos a vida. Principalmente quando estamos sozinhos" 

"Tentar agradar todo mundo é uma daquelas tarefas que consomem toda a nossa energia e que, no final das contas, quando colocamos a cabeça no travesseiro para dormir e o número de "likes" para de subir, não garantem absolutamente nada."

"Ao contrário do que dizem, o amor não tira o chão dos nossos pés. Ele nos ensina a voar mais alto."

E ai, gostou? Não deixe de conferir a página do livro no skoob e me contar nos comentários o que você achou!

You May Also Like

14 comentários

  1. Muiito amor suas fotos e a resenha! Adorei as frases tbm <3

    ResponderExcluir
  2. Não sou mto fã de livros de crônicas, mas achei as frases que você postou muito interessantes! A capa é linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Pry! A capa é maravilhosa mesmo! Beijinhos!!

      Excluir
  3. Eu nunca li nenhum livro de blogueiras, mas este da Bruna pareceu bem legal, gosto bastante de crônicas e esse me interesou muito :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bruna tem uma escrita incrível, Alana! Vale a pena dar uma conferida nas obras dela ;) Beijinhos!!

      Excluir
  4. Meu Deus, eu amo esse livro! Faz um tempo já que li mas lembro que acabei super rápido, não conseguia parar de ler, até fiquei triste qnd terminei haha
    Menina Psicótica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura super leve mesmo, também li rapidinho! Hahah beijinhos Sa!

      Excluir
  5. Nunca li os livros da Bruna mas sempre tive vontade! As capas realmente são lindas! E adorei os quotes... especialmente o ultimo sobre amor!
    beijooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São tantos quotes incríveis que ficou difícil selecionar só alguns... Beijinhos!!

      Excluir
  6. Que show! Já ouvi falar nesse livro e morro de vontade de ler! Quando eu tiver um tempinho com certeza haha

    ResponderExcluir
  7. Acompanho a Bruna há muitos anos. Do tempo que ela tinha um perfil anônimo no twitter e postava frases maravilhosas <3 Porém nunca li nenhum dos livros, gosto mais do trabalho dela na redes sociais mesmo :)
    Adorei a parte da playlist no livro, bem diferente. Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa, nunca ouvi falar desse perfil! Vou ver se consigo achar alguma coisa sobre :) hahahah também adoro livros com playlist!

    Beijinhoss

    ResponderExcluir